SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número4La fuerza de la cultura historica: representaciones de estudiantes brasileños sobre héroes nacionalesEscritura en la cárcel: líneas de invención y resistencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

JUNQUEIRA, Victor Hugo  y  BEZERRA, Maria Cristina dos Santos. A IDEOLOGIA DO AGRONEGÓCIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.1378-1397.  Epub 30-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n4p1378.

O agronegócio tornou-se uma realidade no campo brasileiro desde a década de 1990. Porém, sua atuação não se limita à produção e comercialização de mercadorias em nível internacional. Nesse sentido, partindo do conceito marxista de ideologia como representação das relações sociais de produção e componente da luta de classes, com interferências materiais na reprodução das relações de produção, analisamos o agronegócio como expressão ideológica da classe dominante. Trazemos argumentos do discurso do agronegócio e sua utilização no programa educacional ‘Agronegócio na Escola’, desenvolvido pela Associação Brasileira do Agronegócio na região de Ribeirão Preto-SP. Os resultados mostram a importância da educação como instrumento ideológico para internalizar na consciência dos sujeitos, desde a infância, a importância social do agronegócio, garantindo a reprodução das relações de produção.

Palabras clave : Ideologia; Agronegócio; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )