SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número4Escritura en la cárcel: líneas de invención y resistencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

RAMOS, Catarina  y  RAMOS, Rui. O domínio dos tipos textuais no Ensino Básico em Portugal: relato de uma experiência pedagógica. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.1419-1436.  Epub 30-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n4p1419.

O presente estudo resultou da investigação e da prática pedagógica no quadro de um Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico1 1

Em Portugal, o ensino básico encontra-se dividido em três ciclos: o primeiro corresponde aos primeiros quatro anos de escolaridade; o segundo aos dois anos seguintes; e o terceiro aos três anos finais. Completam-se, assim, nove anos de escolaridade, que os alunos iniciam aos seis anos de idade.

, desenvolvido na Universidade do Minho e em escolas cooperantes.Visa descrever e refletir sobre atividades e estratégias promotoras do conhecimento acerca da composicionalidade dos textos, em rigor sobre o que define e distingue diferentes tipos textuais; no quadro destes, é dedicada especial atenção ao género de divulgação científica mediática, especialmente por contraste com outros géneros.É importante que os alunos desenvolvam estratégias para a compreensão de textos e aumentem o domínio das regras de construção de diferentes tipos de texto, uma vez que estes mostram ter dificuldades, quer na receção/compreensão, quer na produção/estruturação de textos. Para o efeito, este estudo reconhece e fundamenta-se no relevo do conhecimento linguístico, ao nível macrotextual, para a promoção das competências de leitura e escrita. E não ignora que, na formação dos futuros docentes, o conhecimento da composicionalidade textual não pode ser negligenciado.

Palabras clave : Texto; tipologia textual; discurso de divulgação científica mediática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )