SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1O corpo-ambiente virtualFotografias em Instagram: imagens de práticas corporais e sociabilidades em parques públicos citadinos de lazer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

OLIVEIRA, Valeska Fortes de  e  VASCONCELLOS, Vanessa Alves da Silveira de. Imaginário, mídias e formação: o que pode o professor no espaço universitário?. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.39-60.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e52561.

O texto que ora apresentamos faz uma reflexão sobre as mídias referenciada no campo do imaginário social, na qual discutimos nossas invenções midiáticas e as relações que criamos com elas. A empiria que expomos nesta discussão trata dos professores universitários, suas relações e as imagens, que são produzidas com base nas significações construídas frente ao estudante e à aula universitária, a fim de compreender as suas práticas pedagógicas a partir do imaginário social. Os docentes universitários que fizeram parte da investigação, e que aqui são centro do debate, participaram do Curso de Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional Docente, desenvolvido pela Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Evidencia-se que a abordagem metodológica escolhida para a construção da investigação baseou-se no enfoque biográfico, que oportunizou aos professores pensar, refletir e tomar consciência dos saberes e fazeres que estão construindo na docência, (re)significando suas práticas. Compartilhar e produzir conhecimento em um espaço/tempo referenciado no campo do imaginário social é um convite e um exercício constante de pensar o que instituímos como nosso, como sociedade que somos. Dessa forma, acreditamos que, nessa relação, a leitura do instituído prevê também um instituinte, inventando outras formas de ensino e de aprendizagem no espaço universitário, bem como outras formas de ser professor e viver numa sociedade da cultura de mídias.

Palavras-chave : Imaginário; Mídias; Formação; Professor Universitário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )