SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Imaginário, mídias e formação: o que pode o professor no espaço universitário?Os selfies e o corpo tombamento: reflexões a partir de uma autoimagem sonora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

LIMA, Paulo Cesar de Carvalho; LEIRO, Augusto Cesar Rios  e  PEREIRA FILHO, Ednaldo da Silva. Fotografias em Instagram: imagens de práticas corporais e sociabilidades em parques públicos citadinos de lazer. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.61-74.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e53898.

O objetivo do artigo é identificar e refletir acerca das sociabilidades humanas por meio da análise de imagens de práticas corporais em parques públicos citadinos de lazer fotografadas e veiculadas no Instagram. É um estudo exploratório de natureza quanti-qualitativa sobre imagens capturadas no Instagram e tomadas aqui como moldura, através do sistema de busca e rastreamento da geolocalização de dois parques públicos de cidades metropolitanas brasileiras, as quais foram importadas para o MAXQDA com o intuito de facilitar a categorização e a elucidação das informações qualitativas. Como primeiras sínteses, as sociabilidades se expressam de forma singular na internet, ao lado de imagens espetacularizadas da vida cotidiana dos sujeitos, que no instante em que fazem suas postagens estão produzindo relações sociais mediadas por imagens, portanto estreitando seus círculos sociais. Dessa forma, o espaço real e o espaço virtual não se constituem como ambientes distintos quando o assunto é a sociabilidade humana.

Palavras-chave : Fotografia; Práticas Corporais; Sociabilidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )