SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Research paths with and about Children: media, images and corporalitySexual citizenship in the Portuguese press after the Carnation Revolution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

SEFTON-GREEN, Julian. Por uma história cultural do autodidatismo digital: mudanças nas narrativas culturais da educação. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.125-139.  Epub July 19, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e52964.

O texto argumenta que o novo imaginário de estudante digital, conectado, criativo, autônomo, codificador, motivado e criador, tem suas raízes em visões diversas e mais antigas de um sistema educativo diferente (especialmente o aprendiz trabalhando em comunidades de prática) do difundido pelo capital humano, que inspira os governos neoliberais no mundo hoje. Traçando as histórias dos antigos imaginários em uma história cultural de autodidatismo, examina-se como eles se incorporam, e assim recalculam, visões concorrentes do “novo estudante de amanhã”.

Keywords : Auto-didacticism; Digital; Learning.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )