SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Escenarios de investigación con y sobre niños, medios, imágenes y corporeidadCiudadanía de la sexualidad en la prensa portuguesa del post-revolución de los Claveles índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

SEFTON-GREEN, Julian. Por uma história cultural do autodidatismo digital: mudanças nas narrativas culturais da educação. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.125-139.  Epub 19-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e52964.

O texto argumenta que o novo imaginário de estudante digital, conectado, criativo, autônomo, codificador, motivado e criador, tem suas raízes em visões diversas e mais antigas de um sistema educativo diferente (especialmente o aprendiz trabalhando em comunidades de prática) do difundido pelo capital humano, que inspira os governos neoliberais no mundo hoje. Traçando as histórias dos antigos imaginários em uma história cultural de autodidatismo, examina-se como eles se incorporam, e assim recalculam, visões concorrentes do “novo estudante de amanhã”.

Palabras clave : Auto-didacticism; Digital; Learning.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )