SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Cenários de pesquisa com e sobre crianças, mídia, imagens e corporeidadeCidadania da sexualidade na imprensa portuguesa do pós-Revolução dos Cravos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SEFTON-GREEN, Julian. Por uma história cultural do autodidatismo digital: mudanças nas narrativas culturais da educação. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.125-139.  Epub 19-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e52964.

O texto argumenta que o novo imaginário de estudante digital, conectado, criativo, autônomo, codificador, motivado e criador, tem suas raízes em visões diversas e mais antigas de um sistema educativo diferente (especialmente o aprendiz trabalhando em comunidades de prática) do difundido pelo capital humano, que inspira os governos neoliberais no mundo hoje. Traçando as histórias dos antigos imaginários em uma história cultural de autodidatismo, examina-se como eles se incorporam, e assim recalculam, visões concorrentes do “novo estudante de amanhã”.

Palavras-chave : Auto-didacticism; Digital; Learning.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )