SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Cidadania da sexualidade na imprensa portuguesa do pós-Revolução dos CravosFormação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais: os contos de fadas como proposta de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas  e  MEZZAROBA, Cristiano. Mídia, corpo e mercado: (im)possibilidades formativas diante do poder simbólico. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.162-183.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e52240.

Neste estudo, focamos o discurso midiático e suas estratégias, diante de um mercado cada vez mais intenso, acerca dos arquétipos corporais que têm ganhado destaque na modernidade. O ensaio esboça uma reflexão crítica sobre a influência da mídia no tocante ao culto ao corpo, seja pela imagem, seja pelo discurso, explícito e implícito, daquilo que tem se caracterizado como ‘corpo perfeito’ na atualidade, que podemos inferir como a forma do poder simbólico atuar nas subjetividades e gerar uma demanda dos sujeitos aos produtos personalizados, exclusivos e específicos, ofertados como ‘milagrosos’ pelo mercado da mídia. Numa sociedade cada vez mais formatada pelos discursos midiáticos, entendemos que a possibilidade de enfrentamento se encontra, em parte, na formação humana que se realiza com a mediação escolar (seu conjunto de conhecimentos). Quando consideramos o campo da formação de professores, entendemos ser cada vez mais necessária uma abordagem que permita a leitura crítica desses mecanismos, evidenciando a relevância da mídia-educação para uma sociedade em busca do esclarecimento, que precisa se confrontar com certa dominação discursiva e mercadológica da mídia. Nosso objetivo foi analisar, com a discussão sobre a Indústria Cultural e o poder simbólico, alguns mecanismos que fazem essas representações sobre o corpo na contemporaneidade serem demarcadas de maneira intensa por fins mercadológicos; além disso, apresentamos algumas exemplificações de pesquisas já realizadas, nas quais identificamos possíveis estratégias formativas e metodológicas em que o princípio para a autonomia e para o esclarecimento possa ocorrer, implicando possibilidades de mediação escolar, principalmente àqueles que se ocupam da formação humana.

Palavras-chave : Mídia; Corpo; Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )