SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Media, cuerpo y mercado: (im)posibilidades formativas ante el poder simbólicoLa Interdisciplinaridad constituyendo el discurso pedagógico en la Formación de Profesores de Química en un curso preparatorio para el ENEM índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de  y  YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. Formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais: os contos de fadas como proposta de intervenção. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.184-205.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e50888.

Este artigo teve como objetivo discutir as representações sociais sobre famílias organizadas em modelos não convencionais entre profissionais da educação e acadêmicos de Pedagogia. Como referencial teórico-metodológico utilizou-se a Teoria do Núcleo Central das Representações Sociais. Os dados da pesquisa foram coletados durante a realização do minicurso intitulado “Formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais nos contos de fadas”, desenvolvido no II Congresso das Licenciaturas da Universidade Estadual do Paraná. Participaram do estudo 25 sujeitos que responderam a um questionário sociodemográfico e a um instrumento de evocação livre antes e após a intervenção. Os resultados revelaram mudanças nas representações dos sujeitos da pesquisa entre o pré e o pós-teste. Essas mudanças devem-se, em parte, ao fato de os contos de fadas serem de fácil acesso e compreensão, o que favorece a adoção de uma nova postura, principalmente quando aliados a estratégias que visem problematizar as configurações familiares retratadas nas obras, possibilitando a adoção de uma nova postura, que pode vir a refletir no contexto escolar, favorecendo a integração nos ritos escolares e a promoção da cultura do respeito às famílias organizadas em modelos não convencionais.

Palabras clave : Contos de Fadas; Famílias organizadas em modelos não convencionais; Formação Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )