SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Teachers´ formation and the representations of non-conventionally organized families: the use of fairy tales as a proposal for interventionTo hit the front in school: an anthropological approach of conflicts in the public school in Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

SILVA, Josiele Oliveira da  and  FERREIRA, Maira. A Interdisciplinaridade constituindo o discurso pedagógico na Formação de Professores de Química em um curso preparatório para o ENEM. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.206-228.  Epub July 18, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e51922.

O presente artigo refere-se à formação de professoras de Química no projeto de extensão Desafio Pré-vestibular da UFPel. A partir de discursos presentes em documentos oficiais que orientam a formação docente no país e de enunciações nas falas dos sujeitos da pesquisa – professoras de Química do projeto no ano de 2015 – buscamos analisar como o movimento pela interdisciplinaridade (VEIGA-NETO, 1996a) produz efeitos na forma como essas professoras compreendem a sua formação e se veem no exercício da docência. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada a partir da noção de discurso em Michel Foucault (2014; 2015), que compreende o discurso como constitutivo dos objetos sobre os quais fala (FOUCAULT, 2015). O material empírico foi produzido a partir de um questionário respondido pelas professoras pesquisadas. Os resultados mostram que o discurso pedagógico que valoriza a interdisciplinaridade na Educação Básica também está presente nas falas das professoras no curso de extensão, sendo um dos efeitos do discurso, a referência desse projeto como espaço que oportunizaria às professoras a formação que não tiveram/têm no curso de graduação, com relação ao desenvolvimento de ações interdisciplinares.

Keywords : Interdisciplinaridade; Formação Docente; Discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )