SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais: os contos de fadas como proposta de intervençãoBatendo de frente na escola: uma abordagem antropológica sobre conflitos na escola pública fluminense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SILVA, Josiele Oliveira da  e  FERREIRA, Maira. A Interdisciplinaridade constituindo o discurso pedagógico na Formação de Professores de Química em um curso preparatório para o ENEM. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.206-228.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e51922.

O presente artigo refere-se à formação de professoras de Química no projeto de extensão Desafio Pré-vestibular da UFPel. A partir de discursos presentes em documentos oficiais que orientam a formação docente no país e de enunciações nas falas dos sujeitos da pesquisa – professoras de Química do projeto no ano de 2015 – buscamos analisar como o movimento pela interdisciplinaridade (VEIGA-NETO, 1996a) produz efeitos na forma como essas professoras compreendem a sua formação e se veem no exercício da docência. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada a partir da noção de discurso em Michel Foucault (2014; 2015), que compreende o discurso como constitutivo dos objetos sobre os quais fala (FOUCAULT, 2015). O material empírico foi produzido a partir de um questionário respondido pelas professoras pesquisadas. Os resultados mostram que o discurso pedagógico que valoriza a interdisciplinaridade na Educação Básica também está presente nas falas das professoras no curso de extensão, sendo um dos efeitos do discurso, a referência desse projeto como espaço que oportunizaria às professoras a formação que não tiveram/têm no curso de graduação, com relação ao desenvolvimento de ações interdisciplinares.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Formação Docente; Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )