SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1The Interdisciplinarity as a constituent part of pedagogical discourse in the training of chemistry teachers in a preparatory course for the ENEMThe relations that involve the state, the social classes and the public school under the age of neoliberal capitalism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

VERISSIMO, Marcos. Batendo de frente na escola: uma abordagem antropológica sobre conflitos na escola pública fluminense. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.229-250.  Epub July 18, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e51693.

O objetivo deste artigo é descrever e interpretar práticas e representações presentes no cotidiano escolar da rede pública fluminense, com especial atenção aos conflitos entre professores, alunos, direção, funcionários etc. A metodologia utilizada será de feitio qualitativo, a partir de experiência empírica e trabalho de campo, propiciada pelo vínculo do autor como professor da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro desde o ano de 2005, lecionando as disciplinas de sociologia e filosofia para o ensino médio na cidade de São Gonçalo (município com mais de um milhão de habitantes, localizado na chamada “região metropolitana” do Rio de Janeiro). Neste contexto, “bater de frente” é uma atitude e uma ideia que constrói identidades e permite ao etnógrafo entender, focado na escola pública, estes processos de construção e subversão de valores e alteridades que afirmam ou contestam estruturações sociais mais amplas.

Keywords : Rio de Janeiro; Escola Pública; Conflitos.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )