SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1A Interdisciplinaridade constituindo o discurso pedagógico na Formação de Professores de Química em um curso preparatório para o ENEMAs relações que envolvem o estado, as classes sociais e a escola pública sob a égide do capitalismo neoliberal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

VERISSIMO, Marcos. Batendo de frente na escola: uma abordagem antropológica sobre conflitos na escola pública fluminense. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.229-250.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e51693.

O objetivo deste artigo é descrever e interpretar práticas e representações presentes no cotidiano escolar da rede pública fluminense, com especial atenção aos conflitos entre professores, alunos, direção, funcionários etc. A metodologia utilizada será de feitio qualitativo, a partir de experiência empírica e trabalho de campo, propiciada pelo vínculo do autor como professor da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro desde o ano de 2005, lecionando as disciplinas de sociologia e filosofia para o ensino médio na cidade de São Gonçalo (município com mais de um milhão de habitantes, localizado na chamada “região metropolitana” do Rio de Janeiro). Neste contexto, “bater de frente” é uma atitude e uma ideia que constrói identidades e permite ao etnógrafo entender, focado na escola pública, estes processos de construção e subversão de valores e alteridades que afirmam ou contestam estruturações sociais mais amplas.

Palavras-chave : Rio de Janeiro; Escola Pública; Conflitos.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )