SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1The relations that involve the state, the social classes and the public school under the age of neoliberal capitalismThe knowledge transmission as a condition for creativity: teacher’s directive role and happy child author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

NUNES, Mônica  and  WANDERER, Fernanda. Escola e as relações étnico-raciais: uma análise sobre enunciações de alunos. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.275-295.  Epub July 18, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e53001.

O artigo examina enunciações de alunos de uma escola pública gaúcha sobre os marcadores étnico-raciais que operam na instituição e na cidade onde residem: um município pertencente a uma região de colonização alemã. Como aportes teóricos, o estudo sustenta-se em teorizações do campo pós-estruturalista sobre raça, etnia e a constituição do sujeito. O material de pesquisa é constituído por entrevistas e questionários respondidos por discentes de uma turma do 8o ano do Ensino Fundamental. Em termos metodológicos, foi realizada uma etnografia, sendo os dados escrutinados na perspectiva da análise do discurso, como proposto por Michel Foucault. O exame do material mostrou que os estudantes negros não reconhecem sua negritude, autodenominando-se como “moreno” ou “escurinho”. Além disso, os alunos negam a existência de racismo na escola, mesmo afirmando que práticas racistas são vivenciadas no município.

Keywords : Etnografia; Michel Foucault; Raça/etnia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )