SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Las relaciones que involucran el estado, las clases sociales y la escuela pública bajo la égida del capitalismo neoliberalLa transmisión de conocimientos como condición para la creatividad: el papel directivo del profesor y el niño feliz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

NUNES, Mônica  y  WANDERER, Fernanda. Escola e as relações étnico-raciais: uma análise sobre enunciações de alunos. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.275-295.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e53001.

O artigo examina enunciações de alunos de uma escola pública gaúcha sobre os marcadores étnico-raciais que operam na instituição e na cidade onde residem: um município pertencente a uma região de colonização alemã. Como aportes teóricos, o estudo sustenta-se em teorizações do campo pós-estruturalista sobre raça, etnia e a constituição do sujeito. O material de pesquisa é constituído por entrevistas e questionários respondidos por discentes de uma turma do 8o ano do Ensino Fundamental. Em termos metodológicos, foi realizada uma etnografia, sendo os dados escrutinados na perspectiva da análise do discurso, como proposto por Michel Foucault. O exame do material mostrou que os estudantes negros não reconhecem sua negritude, autodenominando-se como “moreno” ou “escurinho”. Além disso, os alunos negam a existência de racismo na escola, mesmo afirmando que práticas racistas são vivenciadas no município.

Palabras clave : Etnografia; Michel Foucault; Raça/etnia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )