SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1As relações que envolvem o estado, as classes sociais e a escola pública sob a égide do capitalismo neoliberalA Transmissão de Conhecimentos como Condição para a Criatividade: o Papel Diretivo do Professor e a Criança Feliz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

NUNES, Mônica  e  WANDERER, Fernanda. Escola e as relações étnico-raciais: uma análise sobre enunciações de alunos. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.275-295.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e53001.

O artigo examina enunciações de alunos de uma escola pública gaúcha sobre os marcadores étnico-raciais que operam na instituição e na cidade onde residem: um município pertencente a uma região de colonização alemã. Como aportes teóricos, o estudo sustenta-se em teorizações do campo pós-estruturalista sobre raça, etnia e a constituição do sujeito. O material de pesquisa é constituído por entrevistas e questionários respondidos por discentes de uma turma do 8o ano do Ensino Fundamental. Em termos metodológicos, foi realizada uma etnografia, sendo os dados escrutinados na perspectiva da análise do discurso, como proposto por Michel Foucault. O exame do material mostrou que os estudantes negros não reconhecem sua negritude, autodenominando-se como “moreno” ou “escurinho”. Além disso, os alunos negam a existência de racismo na escola, mesmo afirmando que práticas racistas são vivenciadas no município.

Palavras-chave : Etnografia; Michel Foucault; Raça/etnia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )