SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1School and ethnic-racial relations: an analysis of student’s statementsThe choosing of school principals and its relationship to the principle of democratic management in public education in municipalities of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão  and  SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva. A Transmissão de Conhecimentos como Condição para a Criatividade: o Papel Diretivo do Professor e a Criança Feliz. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.296-315.  Epub July 18, 2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e53237.

Este artigo versa sobre o desenvolvimento histórico-social da criatividade. Pretende-se mostrar que a criatividade não é um potencial individual inato que se desenvolve por meio de interações espontâneas com o ambiente cultural e tampouco contrária à transmissão sistemática de conhecimento. Assim, começamos o artigo com a problemática sobre a dicotomia entre criatividade e liberdade. Em seguida, nos dedicamos brevemente sobre o desenvolvimento psicológico humano, mais especificamente, da função psíquica imaginação, evidenciando que a criatividade exige transmissão de conhecimentos. Por fim, tecemos algumas considerações sobre o papel da educação escolar no processo de humanização dos indivíduos e ao desenvolvimento da criatividade.

Keywords : Criatividade; Educação escolar; Psicologia histórico cultural; Pedagogia histórico-crítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )