SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Escuela y relaciones étnico-raciales: un análisis sobre enunciaciones de alumnosLa elección de directores de escuelas y su relación con el principio de la gestión democrática en la enseñanza pública en municipios paranaenses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão  y  SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva. A Transmissão de Conhecimentos como Condição para a Criatividade: o Papel Diretivo do Professor e a Criança Feliz. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.296-315.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e53237.

Este artigo versa sobre o desenvolvimento histórico-social da criatividade. Pretende-se mostrar que a criatividade não é um potencial individual inato que se desenvolve por meio de interações espontâneas com o ambiente cultural e tampouco contrária à transmissão sistemática de conhecimento. Assim, começamos o artigo com a problemática sobre a dicotomia entre criatividade e liberdade. Em seguida, nos dedicamos brevemente sobre o desenvolvimento psicológico humano, mais especificamente, da função psíquica imaginação, evidenciando que a criatividade exige transmissão de conhecimentos. Por fim, tecemos algumas considerações sobre o papel da educação escolar no processo de humanização dos indivíduos e ao desenvolvimento da criatividade.

Palabras clave : Criatividade; Educação escolar; Psicologia histórico cultural; Pedagogia histórico-crítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )