SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Escola e as relações étnico-raciais: uma análise sobre enunciações de alunosA escolha de diretores de escolas e sua relação com o princípio da gestão democrática no ensino público em municípios paranaenses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão  e  SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva. A Transmissão de Conhecimentos como Condição para a Criatividade: o Papel Diretivo do Professor e a Criança Feliz. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.296-315.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e53237.

Este artigo versa sobre o desenvolvimento histórico-social da criatividade. Pretende-se mostrar que a criatividade não é um potencial individual inato que se desenvolve por meio de interações espontâneas com o ambiente cultural e tampouco contrária à transmissão sistemática de conhecimento. Assim, começamos o artigo com a problemática sobre a dicotomia entre criatividade e liberdade. Em seguida, nos dedicamos brevemente sobre o desenvolvimento psicológico humano, mais especificamente, da função psíquica imaginação, evidenciando que a criatividade exige transmissão de conhecimentos. Por fim, tecemos algumas considerações sobre o papel da educação escolar no processo de humanização dos indivíduos e ao desenvolvimento da criatividade.

Palavras-chave : Criatividade; Educação escolar; Psicologia histórico cultural; Pedagogia histórico-crítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )