SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número31Alfabetização no Rio Grande do Norte - presença da professora Helena Botelho (1910-1920) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

LAGO, Clenio. Nietzsche: tradição filosófica e educação. Rev. Educ. Questão [online]. 2013, vol.45, n.31, pp.180-201. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2013v45n310180.

O emergir de Nietzsche no debate filosófico e educacional contemporâneos promoveu a necessidade de uma nova rearticulação da tradição filosófica e educacional, visto que seu pensamento lança e dá força ao paradigma estético, conferindo espaço às diversidades, desde a contraposição entre Apolo e Dionisio, dois grandes princípios artísticos estruturadores da cultura ocidental. Porém, a estimulação ininterrupta pela qual descambou a estética impossibilita e até impede a sensibilidade reflexiva. Assim, perguntando sobre o impacto do pensamento de Nietzsche na tradição filosófica em meio aos desafios contemporâneos, revisitaram-se e apresentaram-se as bases e os propósitos da estética nietzscheana, as implicações na educação, evidenciando o erro em ficarmos presos a um telos previamente definido. Ao mesmo tempo, chama a atenção para a rearticulação de tais fins em meio ao dinamismo da realidade, tornando imprescindível a dimensão estética como condição humana.

Palavras-chave : Nietzsche; Tradição Filosófica; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )