SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue34The relation with learning at the university and the study environmentThe supervised practical training in Brazilian and international experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CHALETA, Maria Elisa. Experiencia del curso: contribución a la calidad de la educación superior. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.65-85. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v48i340004.

A investigação no âmbito do ensino superior estabeleceu forte relação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que essa aprendizagem ocorre. Neste estudo avalia-se a experiência no curso de estudantes do ensino superior em aspectos como Bom Ensino, Avaliação Apropriada, Carga de Trabalho Apropriada e Competências Genéricas. Participaram 872 alunos de 1º e 3º ano de cursos de Licenciatura de Ciências Sociais e de Ciências e Tecnologia de três instituições de ensino superior. Os resultados mostram que, na maioria dos cursos, os estudantes consideram existir bom ensino, que a avaliação não é a mais apropriada, que a carga de trabalho é adequada e que este proporciona o desenvolvimento de competências genéricas. Uma significativa maioria indica estar satisfeita com a qualidade dos cursos.

Keywords : Experiência no Curso; Qualidade da Aprendizagem e do Ensino; Ensino Superior.

        · abstract in English | Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )