SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número34A relação com o aprender na universidade e o meio ambiente de estudosO estágio curricular supervisionado na experiência brasileira e internacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CHALETA, Maria Elisa. Experiência no curso: contributo para a qualidade do ensino superior. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.65-85. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v48i340004.

A investigação no âmbito do ensino superior estabeleceu forte relação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que essa aprendizagem ocorre. Neste estudo avalia-se a experiência no curso de estudantes do ensino superior em aspectos como Bom Ensino, Avaliação Apropriada, Carga de Trabalho Apropriada e Competências Genéricas. Participaram 872 alunos de 1º e 3º ano de cursos de Licenciatura de Ciências Sociais e de Ciências e Tecnologia de três instituições de ensino superior. Os resultados mostram que, na maioria dos cursos, os estudantes consideram existir bom ensino, que a avaliação não é a mais apropriada, que a carga de trabalho é adequada e que este proporciona o desenvolvimento de competências genéricas. Uma significativa maioria indica estar satisfeita com a qualidade dos cursos.

Palavras-chave : Experiência no Curso; Qualidade da Aprendizagem e do Ensino; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )