SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue34Course experience: contribution to the quality of higher educationSocialization in the university: when just study is not enough author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CYRINO, Marina  and  SOUZA NETO, Samuel de. O estágio curricular supervisionado na experiência brasileira e internacional. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.86-115. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v48i340005.

O artigo insere-se na temática do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e na problemática de um modelo profissional de formação docente. O objetivo foi apresentar e compreender o ECS no Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, entre outros. A pesquisa foi bibliográfica e documental, qualitativa com a análise de conteúdo. Selecionamos experiências que envolviam a relação universidade e escola, valorizando o papel do professor de escola na formação docente. No Brasil, essas iniciativas surgiram de universidades; e, nas experiências internacionais, as iniciativas emergem das políticas públicas nacionais. Nesse contexto, assinala-se para a questão da formação sob a perspectiva da profissionalização docente, sendo necessário um esforço das políticas públicas e dos cursos de formação docente.

Keywords : Estágio Curricular; Profissionalização Docente; Escola e Universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )