SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número34Experiência no curso: contributo para a qualidade do ensino superiorSocialização na universidade: quando apenas estudar não é o suficiente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CYRINO, Marina  e  SOUZA NETO, Samuel de. O estágio curricular supervisionado na experiência brasileira e internacional. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.86-115. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v48i340005.

O artigo insere-se na temática do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e na problemática de um modelo profissional de formação docente. O objetivo foi apresentar e compreender o ECS no Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, entre outros. A pesquisa foi bibliográfica e documental, qualitativa com a análise de conteúdo. Selecionamos experiências que envolviam a relação universidade e escola, valorizando o papel do professor de escola na formação docente. No Brasil, essas iniciativas surgiram de universidades; e, nas experiências internacionais, as iniciativas emergem das políticas públicas nacionais. Nesse contexto, assinala-se para a questão da formação sob a perspectiva da profissionalização docente, sendo necessário um esforço das políticas públicas e dos cursos de formação docente.

Palavras-chave : Estágio Curricular; Profissionalização Docente; Escola e Universidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )