SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número34O estágio curricular supervisionado na experiência brasileira e internacionalSignificações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

FERREIRA, Adir Luiz. Socialização na universidade: quando apenas estudar não é o suficiente. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.116-140. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v48i340006.

Apesar da expansão da Universidade no Brasil, um obstáculo permanece: a obrigação de o estudante dominar um conhecimento que não é somente de aprendizado cognitivo. Geralmente a sobrevivência acadêmica depende de um engajamento cognitivo-social com a construção de estratégias de aprendizado e no processo de socialização universitária. Isso significa uma ressocialização com transformações nos estudantes trazendo mudanças de práticas, linguagens, ideologias e estruturas mentais. As possibilidades democráticas da educação superior tencionam-se entre três dimensões: socialização universitária, projetos de aprendizado e de futuro profissional. Entretanto, as universidades continuam orientadas por resultados acadêmicos tradicionais e desconhecem as condições da socialização estudantil.

Palavras-chave : Sociologia da Educação; Socialização Universitária; Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )