SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue34Socialization in the university: when just study is not enoughAspectos sociocognitivos do fracasso escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; OLIVEIRA, Francismara Neves de  and  VASCONCELOS, Mário Sérgio. Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.141-164. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v48i340007.

O estudo de natureza qualitativa, modalidade descritivo-interpretativa, apoiou-se no referencial teórico piagetiano para analisar as significações de cinquenta e dois alunos frequentando salas de apoio à aprendizagem. Os resultados indicaram que as significações dos alunos sobre dificuldades de aprendizagem, erro e sala de apoio correspondem a estereótipos, estigmas e inferiorizações de sua condição para atingir os objetivos da aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem são vistas como um problema próprio de sua condição pessoal ou familiar enquanto a sala de apoio, um espaço de punição para aqueles que apresentam dificuldades para aprender.

Keywords : Sala de Apoio; Dificuldades de Aprendizagem; Erro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )