SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número34Socialización a la universidad: cuando sólo estudiar no es el suficienteAspectos sociocognitivos del fracaso escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; OLIVEIRA, Francismara Neves de  y  VASCONCELOS, Mário Sérgio. Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.141-164. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v48i340007.

O estudo de natureza qualitativa, modalidade descritivo-interpretativa, apoiou-se no referencial teórico piagetiano para analisar as significações de cinquenta e dois alunos frequentando salas de apoio à aprendizagem. Os resultados indicaram que as significações dos alunos sobre dificuldades de aprendizagem, erro e sala de apoio correspondem a estereótipos, estigmas e inferiorizações de sua condição para atingir os objetivos da aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem são vistas como um problema próprio de sua condição pessoal ou familiar enquanto a sala de apoio, um espaço de punição para aqueles que apresentam dificuldades para aprender.

Palabras clave : Sala de Apoio; Dificuldades de Aprendizagem; Erro.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )