Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; OLIVEIRA, Francismara Neves de y VASCONCELOS, Mário Sérgio. Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.141-164. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5238/2015v48i340007.
O estudo de natureza qualitativa, modalidade descritivo-interpretativa, apoiou-se no referencial teórico piagetiano para analisar as significações de cinquenta e dois alunos frequentando salas de apoio à aprendizagem. Os resultados indicaram que as significações dos alunos sobre dificuldades de aprendizagem, erro e sala de apoio correspondem a estereótipos, estigmas e inferiorizações de sua condição para atingir os objetivos da aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem são vistas como um problema próprio de sua condição pessoal ou familiar enquanto a sala de apoio, um espaço de punição para aqueles que apresentam dificuldades para aprender.
Palabras clave : Sala de Apoio; Dificuldades de Aprendizagem; Erro.