SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número34Significaciones de si: clases de apoyo como un lugar destinado al no saber en la escuelaAspectos sociocognitivos del fracaso escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

VOSS, Rita Ribeiro. Aspectos sociocognitivos do fracasso escolar. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.165-189. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v48i340008.

As estatísticas governamentais sobre o ensino básico correlacionam origem social e fraco desempenho escolar. Quatro concepções marcam as pesquisas sobre o tema, que são insuficientes para compreendê-lo em sua complexidade: "concepção social", "concepção psicológica", "concepção microestrutural" e "concepção pedagógica". Numa perspectiva interdisciplinar, os bens simbólicos medeiam processos cognitivos e meio social. Mas a sociedade transforma esse acesso em habilidade de se fazer abstrações. Para as crianças das classes populares, esse processo se dá, sobretudo, na escola, que obstrui o fluxo livre desses bens, tornando-se o lócus de "sonegação de saberes" e principal promotora de desigualdades sociais no Brasil.

Palabras clave : Fracasso Escolar; Cognição; Sociedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )