SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número34Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escolaO sertão educa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

VOSS, Rita Ribeiro. Aspectos sociocognitivos do fracasso escolar. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.165-189. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v48i340008.

As estatísticas governamentais sobre o ensino básico correlacionam origem social e fraco desempenho escolar. Quatro concepções marcam as pesquisas sobre o tema, que são insuficientes para compreendê-lo em sua complexidade: "concepção social", "concepção psicológica", "concepção microestrutural" e "concepção pedagógica". Numa perspectiva interdisciplinar, os bens simbólicos medeiam processos cognitivos e meio social. Mas a sociedade transforma esse acesso em habilidade de se fazer abstrações. Para as crianças das classes populares, esse processo se dá, sobretudo, na escola, que obstrui o fluxo livre desses bens, tornando-se o lócus de "sonegação de saberes" e principal promotora de desigualdades sociais no Brasil.

Palavras-chave : Fracasso Escolar; Cognição; Sociedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )