SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número34Aspectos sociocognitivos do fracasso escolarO gerencialismo, reforma do Estado e da educação no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

FERREIRA, Gilmar Leite  e  NOBREGA, Terezinha Petrucia da. O sertão educa. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.190-215. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v48i340009.

O presente artigo caracteriza a relação homem e natureza, apresentando o sertão nordestino como um lugar que educa. Fundamentado na filosofia de Merleau-Ponty, o trabalho tem como objetivo mostrar a educação do sertanejo, fruto da experiência vivida, em um lugar onde o processo de aprendizagem é constante, expressando uma educação tecida na vida do sertanejo por meio de uma natureza imprevisível, indeterminada e que está sempre em transformação. Por intermédio do método fenomenológico, interpreta-se o fenômeno educação, sem fechá-lo em um conceito, mas tomando-o em um horizonte de sentidos.

Palavras-chave : Educação Sensível; Sertão; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )