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Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

MEDEIROS, Sonayra da Silva  y  RODRIGUES, Melânia Mendonça. O gerencialismo, reforma do Estado e da educação no Brasil. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.216-240. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v48i340010.

O artigo discute formulações do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e sua disseminação nos países da América Latina, na década de 1990. Analisa propostas do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado brasileiro (1995), objetivando compreender repercussões do gerencialismo na gestão da escola pública. Entende-se que programas e projetos implementados nas redes públicas, sob a perspectiva gerencial, decorrem do processo de modernização da gestão, pautado nos princípios neoliberais. Incluídos no contexto das parcerias público-privadas, a partir da atuação de um grupo restrito de líderes/gerentes, tais programas gerencialistas colidem, frontalmente, com a gestão democrática da escola pública.

Palabras clave : Gerencialismo; Política Educacional; Gestão Escolar.

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