Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
LLAVADOR, José Beltrán. Metáforas da educação superior: tipologias além do sentido comum. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.10-28. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5238/2015v49i350002.
As reflexões aqui apresentadas dão continuidade a um trabalho, ainda em andamento, que faz parte de pesquisa realizada pelo autor sobreas políticas educacionais no ensino superior. Desta vez, o foco é sobre o papel das metáforas como recursos expressivos que ajudam a explicar a produção e reprodução de representações sociais sobrea universidade. Ao mesmo tempo, as metáforas são poderosos veículos que podem nos situar em espaços familiares e lugares comuns, ou situar-nos para além do senso comum, buscando topoi (topologias) alternativas necessárias para redefinir a relação entre universidade e sociedade em um contexto de profunda e intensa mudança social.
Palavras-chave : Metáforas; Representações Sociais; Educação Superior.