SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue35Metaphor of higher education: topologies beyond common sensePrescribed curriculum and modeled curriculum: a discussion of theory and practice? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

JESUINO, Jorge Correia. Ser professor não é fácil. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.29-48. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350003.

O papel de professor no ensino secundário é examinado em seus modelos de gestão e liderança, requerendo-se competências-técnicas, dependentes de contingências específicas. O exercício docente depende tanto das suas características disposicionais e dos constrangimentos situacionais, como também dos factores sistêmicos das políticas e culturas pedagógicas. As pedagogias da essência com visão humanista privilegiam as relações verticais, as pedagogias da existência, mais horizontais, acentuam a personalização pedagógica, o respeito pelo aluno e o desenvolvimento da cooperação e da iniciativa. No caso português, o sistema acusa turbulência sem ter encontrado um equilíbrio, o que contribui para a ambiguidade do papel do professor.

Keywords : Profissão Docente; Gestão e Liderança; Ensino Secundário em Portugal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )