SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número35Metáforas de la educación superior: topologías más allá del sentido comúnCurrículum prescripto y currículum moldeado: una discusión sobre la teoría y la práctica? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

JESUINO, Jorge Correia. Ser professor não é fácil. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.29-48. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350003.

O papel de professor no ensino secundário é examinado em seus modelos de gestão e liderança, requerendo-se competências-técnicas, dependentes de contingências específicas. O exercício docente depende tanto das suas características disposicionais e dos constrangimentos situacionais, como também dos factores sistêmicos das políticas e culturas pedagógicas. As pedagogias da essência com visão humanista privilegiam as relações verticais, as pedagogias da existência, mais horizontais, acentuam a personalização pedagógica, o respeito pelo aluno e o desenvolvimento da cooperação e da iniciativa. No caso português, o sistema acusa turbulência sem ter encontrado um equilíbrio, o que contribui para a ambiguidade do papel do professor.

Palabras clave : Profissão Docente; Gestão e Liderança; Ensino Secundário em Portugal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )