SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue35Not easy to be teacherDidactics in inclusive scholar processes: relationships of memory and of pedagogical moments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

GENTIL, Heloisa Salles  and  SROCZYNSKI, Claudete Inês. Currículo prescrito e currículo modelado: uma discussão sobre teoria e prática?. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.49-74. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350004.

Este artigo apresenta discussões sobre concepções de currículo que orientam professores do curso de Pedagogia frente a projetos pedagógicos e práticas formativas, na contingência das políticas educacionais. Esta pesquisa utilizou questionários, análise de documentos, observações participantes e entrevistas. Considera-se que o currículo se constitui em relações sociais e culturais; o currículo real é mais amplo que documentos escritos, é construção social e opera no nível da prescrição e de processo e prática. Conclui-se que há diversos elementos que se tornam preocupações do âmbito educativo, especialmente as relações entre teoria e prática nos processos de formação.

Keywords : Currículo; Formação de Professores; Teoria e Prática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )