SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número35No es fácil ser profesorLa didáctica en los procesos escolares inclusivos: entrelazamiento de la memoria y del momento pedagógico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

GENTIL, Heloisa Salles  y  SROCZYNSKI, Claudete Inês. Currículo prescrito e currículo modelado: uma discussão sobre teoria e prática?. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.49-74. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350004.

Este artigo apresenta discussões sobre concepções de currículo que orientam professores do curso de Pedagogia frente a projetos pedagógicos e práticas formativas, na contingência das políticas educacionais. Esta pesquisa utilizou questionários, análise de documentos, observações participantes e entrevistas. Considera-se que o currículo se constitui em relações sociais e culturais; o currículo real é mais amplo que documentos escritos, é construção social e opera no nível da prescrição e de processo e prática. Conclui-se que há diversos elementos que se tornam preocupações do âmbito educativo, especialmente as relações entre teoria e prática nos processos de formação.

Palabras clave : Currículo; Formação de Professores; Teoria e Prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )