SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número35Ser professor não é fácilA didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

GENTIL, Heloisa Salles  e  SROCZYNSKI, Claudete Inês. Currículo prescrito e currículo modelado: uma discussão sobre teoria e prática?. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.49-74. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350004.

Este artigo apresenta discussões sobre concepções de currículo que orientam professores do curso de Pedagogia frente a projetos pedagógicos e práticas formativas, na contingência das políticas educacionais. Esta pesquisa utilizou questionários, análise de documentos, observações participantes e entrevistas. Considera-se que o currículo se constitui em relações sociais e culturais; o currículo real é mais amplo que documentos escritos, é construção social e opera no nível da prescrição e de processo e prática. Conclui-se que há diversos elementos que se tornam preocupações do âmbito educativo, especialmente as relações entre teoria e prática nos processos de formação.

Palavras-chave : Currículo; Formação de Professores; Teoria e Prática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )