SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue35Prescribed curriculum and modeled curriculum: a discussion of theory and practice?Practices of teaching reading and writing in the Alfa and Beto Program: between strategies and tactics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

HAAS, Clarissa  and  TEZZARI, Mauren. A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.75-98. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350005.

Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensão da didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico, a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise, três cenas que recuperam a história da educação especial e atualizam as contribuições pedagógicas desenvolvidas por Jean Itard envolvendo a aposta na educabilidade do outro e a compreensão contemporânea dos processos escolares inclusivos. Defende-se que uma abordagem inovadora da didática requer investimento na conduta pedagógica docente, por meio da emergência da necessidade de critérios explicativos das redes de saberes-fazeres que compõem os cotidianos escolares.

Keywords : Didática; Phillipe Meirieu; Inclusão Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )