SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número35Currículum prescripto y currículum moldeado: una discusión sobre la teoría y la práctica?Prácticas de enseñanza de lectura y escritura en el Programa Alfa y Beto: entre estrategias y tácticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

HAAS, Clarissa  y  TEZZARI, Mauren. A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.75-98. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350005.

Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensão da didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico, a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise, três cenas que recuperam a história da educação especial e atualizam as contribuições pedagógicas desenvolvidas por Jean Itard envolvendo a aposta na educabilidade do outro e a compreensão contemporânea dos processos escolares inclusivos. Defende-se que uma abordagem inovadora da didática requer investimento na conduta pedagógica docente, por meio da emergência da necessidade de critérios explicativos das redes de saberes-fazeres que compõem os cotidianos escolares.

Palabras clave : Didática; Phillipe Meirieu; Inclusão Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )