SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número35La didáctica en los procesos escolares inclusivos: entrelazamiento de la memoria y del momento pedagógicoLa escripta de (futuros) professors de matemática en la resolución de um problema sobre el volume del cilindro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SILVA, Alexsandro da. Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.99-126. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350006.

Este artigo tem o objetivo de analisar as práticas de ensino de leitura e escrita de duas professoras que participavam do Programa Alfa e Beto e como essas práticas se relacionavam ou não com a proposta do Programa. Utilizamos, como procedimentos metodológicos, a observação participante e a entrevista semiestruturada, cujos dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que, apesar de as práticas das professoras serem organizadas em torno do livro didático do Programa, elas (re)inventavam em seu cotidiano outras maneiras de fazer e acrescentavam outras propostas e materiais que não correspondiam às prescrições a que estavam submetidas.

Palabras clave : Programa Alfa e Beto; Alfabetização; Práticas Cotidianas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )