SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número35A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógicoA escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SILVA, Alexsandro da. Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.99-126. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350006.

Este artigo tem o objetivo de analisar as práticas de ensino de leitura e escrita de duas professoras que participavam do Programa Alfa e Beto e como essas práticas se relacionavam ou não com a proposta do Programa. Utilizamos, como procedimentos metodológicos, a observação participante e a entrevista semiestruturada, cujos dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que, apesar de as práticas das professoras serem organizadas em torno do livro didático do Programa, elas (re)inventavam em seu cotidiano outras maneiras de fazer e acrescentavam outras propostas e materiais que não correspondiam às prescrições a que estavam submetidas.

Palavras-chave : Programa Alfa e Beto; Alfabetização; Práticas Cotidianas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )