SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número35Prácticas de enseñanza de lectura y escritura en el Programa Alfa y Beto: entre estrategias y tácticasFunciones enunciativas del discurso sobre la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en el Curso de Pedagogía de la UFPB índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

COSTA, Manoel dos Santos  y  ALLEVATO, Norma Suely Gomes. A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.127-152. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350007.

Este artigo analisa registros escritos apresentados por (futuros) professores, em uma experiência com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Ao resolverem um problema sobre o volume de cilindro, partiram da construção com folhas de papel, estimaram os volumes e resolveram por escrito. Após discussão das resoluções, formalizou-se o conceito matemático construído. Tal experiência fundamentou a presente pesquisa, de natureza qualitativa e realizada por observação participante e análise documental. Constatou-se a necessidade de explorar a escrita com professores em formação, para que também o façam com seus (futuros) alunos de Matemática, através da resolução de problemas.

Palabras clave : Formação de Professores; Resolução de Problemas; Leitura e Escrita.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )