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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

ALCANTARA, Marcos Angelus Miranda de  e  CARLOS, Erenildo João. Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.153-179. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350008.

Este estudo investigou o enunciado da EJA no Curso de Pedagogia da UFPB. Tendo em vista que a Análise Arqueológica do Discurso foi utilizada como abordagem, o discurso foi investigado como uma série de signos apoiados em uma formação discursiva (FOUCAULT, 2008). O Projeto Político-pedagógico do Curso (UFPB, 2006) foi o corpus empírico. Os resultados apontam três séries enunciativas: direito à educação, saberes e sujeitos. A primeira mobiliza o signo da institucionalidade; a segunda aponta para o campo epistêmico; a última evidencia a formação e a atuação do pedagogo. Portanto, este estudo explica de que modo a EJA se constitui como um campo do saber na formação do pedagogo.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Curso de Pedagogia; Análise Arqueológica do Discurso.

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