SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue35Enunciative functions of the discourse on Youth and Adult Education (YAE) in UFPB's Pedagogy CourseHost institutions and their educational potential author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

PIMENTEL JUNIOR, Clívio  and  CARVALHO, Maria Inez da Silva de Souza. Um sentido para as aparências: cenas e máscaras do/no cotidiano formativo. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.180-202. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350009.

O artigo, construído por meio de uma descrição interpretativa dos cotidianos escolares e universitários vivenciados por licenciandos em Biologia, tem como objetivo analisar as aparências do estar-junto no grupo através da formação científica universitária. O método, construído com base nas teorizações de Carvalho (2001), Erickson (1985) e Maffesoli (1996), culminou em episódios interpretativos como modo de apreensão dos fenômenos cotidianos, aliados a discussões teóricas. Revelam-se compreensões construídas em referência aos valores e crenças compartilhadas pelo grupo que, ao lado da possibilidade de identificá-lo esteticamente, permite a compreensão dos totens em torno dos quais o grupo gira, formados nos espaços formativos vividos.

Keywords : Currículo; Estética; Pós-modernidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )