SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número35Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPBInstituições de acolhimento e seu potencial educativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

PIMENTEL JUNIOR, Clívio  e  CARVALHO, Maria Inez da Silva de Souza. Um sentido para as aparências: cenas e máscaras do/no cotidiano formativo. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.180-202. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350009.

O artigo, construído por meio de uma descrição interpretativa dos cotidianos escolares e universitários vivenciados por licenciandos em Biologia, tem como objetivo analisar as aparências do estar-junto no grupo através da formação científica universitária. O método, construído com base nas teorizações de Carvalho (2001), Erickson (1985) e Maffesoli (1996), culminou em episódios interpretativos como modo de apreensão dos fenômenos cotidianos, aliados a discussões teóricas. Revelam-se compreensões construídas em referência aos valores e crenças compartilhadas pelo grupo que, ao lado da possibilidade de identificá-lo esteticamente, permite a compreensão dos totens em torno dos quais o grupo gira, formados nos espaços formativos vividos.

Palavras-chave : Currículo; Estética; Pós-modernidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )