SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue35A meaning for appearances: scenes and masks in formative daily life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

ANDRIOLI, Aline  and  LOHR, Suzane Schmidlin. Instituições de acolhimento e seu potencial educativo. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.203-227. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350010.

São apresentados os resultados de dois estudos envolvendo pedagogos e instituições de acolhimento. O primeiro, um estudo de caso de uma criança abrigada, conduzido por uma pedagoga, permitiu vislumbrar o conceito de família formulado pela criança. O segundo, um estudo de levantamento, visou identificar, em três cidades de diferentes Estados brasileiros, instituições de acolhimento que tinham pedagogos nelas atuando. O levantamento ocorreu entre 2013 e 2014 e constatou que, das 72 instituições identificadas, somente 15 contavam com pedagogos atuantes. Se instituições de acolhimento têm papel educativo, reflete-se sobre o número reduzido de pedagogos por elas contratados.

Keywords : Instituição de Acolhimento; Educação; Pedagogo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )