SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número35Un sentido de las apariencias: las escenas y los tonos de formación en diario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

ANDRIOLI, Aline  y  LOHR, Suzane Schmidlin. Instituições de acolhimento e seu potencial educativo. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.203-227. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v49i350010.

São apresentados os resultados de dois estudos envolvendo pedagogos e instituições de acolhimento. O primeiro, um estudo de caso de uma criança abrigada, conduzido por uma pedagoga, permitiu vislumbrar o conceito de família formulado pela criança. O segundo, um estudo de levantamento, visou identificar, em três cidades de diferentes Estados brasileiros, instituições de acolhimento que tinham pedagogos nelas atuando. O levantamento ocorreu entre 2013 e 2014 e constatou que, das 72 instituições identificadas, somente 15 contavam com pedagogos atuantes. Se instituições de acolhimento têm papel educativo, reflete-se sobre o número reduzido de pedagogos por elas contratados.

Palabras clave : Instituição de Acolhimento; Educação; Pedagogo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )