SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número36Federalismo y educación en Brasil: subsidios para el debate índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

JENNINGS, Louise; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida  y  GOMES, Maria de Fátima Cardoso. Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.10-41. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v50i360002.

O objetivo deste artigo é analisar o contexto de uma sala de aula em que educar para a cidadania responsável significa auxiliar os estudantes a desenvolver a capacidade de participar ativamente dos processos democráticos - participação democrática inclui o engajamento em diálogos acerca de sociedades justas e igualitárias, bem como da criação e manutenção delas na própria sala de aula e além dela. Os dados foram construídos a partir de pesquisa baseada em uma perspectiva etnográfica conduzida ao longo de um ano e analisados numa perspectiva histórico-cultural. As análises apresentadas mostram práticas de sala de aula que posicionam seus membros como sujeitos democráticos por meio das suas relações sociais e da construção academicamente rigorosa dos conhecimentos.

Palabras clave : Práticas Democráticas; Aprendizagem; Etnografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )