Revista Educação em Questão
Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802
Abstract
BIANCHETTI, Lucídio and MANGINI, Fernanda Nunes da Rosa. Três perspectivas de análise dos saberes: multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.73-98. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5238/2015v50i360004.
As recentes discussões epistemológicas e teórico-metodológicas sobre o conceito de interdisciplinaridade e seus correlatos favorecem o levantamento da problemática de conceber e estabelecer relações democráticas e plurais entre os saberes comum e científico, tantas vezes apresentadas como antagônicas ou hierarquizadas. Objetiva-se, aqui, analisar tais conceitos, empregando como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica. A partir da revisão de literatura, apresentam-se três vertentes de discussão das relações entre esses conhecimentos. Destacam-se como eixos norteadores deste trabalho: o sentido de superioridade atribuído à ciência; os conceitos congêneres de interdisciplinaridade; a valoração do saber comum e a relação entre ciência e política.
Keywords : Conhecimento; Interdisciplinaridade; Ciência.