SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número36Federalismo y educación en Brasil: subsidios para el debatePolítica de evaluación del aprendizaje en la planificación educativa del Municipio de Mossoró/Rio Grande do Norte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

BIANCHETTI, Lucídio  y  MANGINI, Fernanda Nunes da Rosa. Três perspectivas de análise dos saberes: multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.73-98. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5238/2015v50i360004.

As recentes discussões epistemológicas e teórico-metodológicas sobre o conceito de interdisciplinaridade e seus correlatos favorecem o levantamento da problemática de conceber e estabelecer relações democráticas e plurais entre os saberes comum e científico, tantas vezes apresentadas como antagônicas ou hierarquizadas. Objetiva-se, aqui, analisar tais conceitos, empregando como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica. A partir da revisão de literatura, apresentam-se três vertentes de discussão das relações entre esses conhecimentos. Destacam-se como eixos norteadores deste trabalho: o sentido de superioridade atribuído à ciência; os conceitos congêneres de interdisciplinaridade; a valoração do saber comum e a relação entre ciência e política.

Palabras clave : Conhecimento; Interdisciplinaridade; Ciência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )